sábado, 28 de julho de 2012

VIVER É FÁCIL, DIFÍCIL É CONVIVER

Texto Bíblico: Gênesis 37:1-36 e 2 Reis 5:1-19


“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14)



No livro de Gênesis capítulo 37, conta a história de um adolescente (José) que era muito amado pelo seu pai (Jacó), porém seus irmãos o odiavam porque notavam que Jacó dedicava mais amor a José. Um dia os irmãos de José tramaram contra a vida dele (o jogaram no poço seco e o venderam aos ismaelitas). José foi rejeitado pelos irmãos, foi vendido como escravo, levado para o Egito, serviu a Potifar (oficial de Faraó), foi condenado injustamente pela esposa de Potifar, foi aprisionado; mas, Deus era com ele. Após ser usado por Deus para interpretar o sonho de Faraó, se tornou primeiro-ministro do Egito. Depois de muito tempo os seus irmãos foram ao encontro dele (não o reconheceram) para pedir alimentos. José tinha todos os motivos para tratar os irmãos da mesma forma com que ele foi tratado, porém ele agiu com generosidade, bondade, misericórdia e amor.

José é exemplo de como devemos ser e comportar no mundo em que vivemos.
Outras lições na bíblia nos ensinam como lidar com as situações do nosso dia-a-dia. O sal é uma delas, que pelo seu valor e por ser comum é utilizado em diversas passagens para ilustrar grandes ensinamentos. "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5:13). Nesse texto, por exemplo, Jesus compara os seus seguidores ao sal da terra, querendo dizer que devemos estar no mundo, convivendo com as pessoas para que possamos influenciá-las. Mas é claro que, para isto devemos ter um bom referencial “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:16).


Reflita: O que você faria se acaso fosse levado à força para outro país? Pense em como seria ficar longe de seus pais, seus irmãos e amigos; não ter mais aquele delicioso abraço ou carinho de sua mãe e atenção do seu pai. Certamente ficaria deprimido e com ódio das pessoas que fizeram isto com você. É exatamente nesses momentos que devemos agir como José e amar em Cristo Jesus aqueles que nos fizeram mal. Não pagar o mal com o mal, e sim com o bem. Devemos ser diferenciais, ter sabor e pedir sabedoria e muita paciência à Deus para conviver com o próximo.



Kellen Fraga Lima
Fonte:Ministerio de louvor ICEA
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright Pregações e Estudos 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all