terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pregação: A desobediência e suas consequências

A palavra diz em Romanos 5:19 que pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores. E em 1 Samuel 15:22 ouvimos Deus falar através do seu profeta: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”. Para quem foi essa palavra do profeta e por quê?
Essa palavra foi para o primeiro rei de Israel, alguém que começou sua história com Deus muito bem, mas que terminou mal. Deus disse a Saul: Fere a Amaleque e destrói tudo o que ela tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até a mulher, desde os meninos até os de peito, desde os bois até as ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. Porém, Saul ao invés de obedecer, destruiu o povo ao fio de espada, mas tomou vivo o rei dos amalequitas, Agague e também não destruiu ao melhor dos animais.
Saul foi desobediente à voz de Deus. Assim como Adão ele ouviu a voz de Deus, sabia que era Deus quem falava com ele, mas decidiu fazer sua própria rota. Quantos homens e mulheres têm desobedecido a Deus e sempre que desobedecemos a Deus trilhamos nosso próprio caminho. Saul era um homem de Deus o qual havia sido escolhido e ungido por Deus para ser rei sobre toda Israel, tinha um profeta que era boca de Deus e falava na sua vida e mesmo assim desobedeceu.
Saul representa todo àquele que tem revelação que conhece a palavra de Deus, mas a desobedece. Adão ouviu a voz de Deus, mas preferiu obedecer à voz da serpente. Que voz você esta ouvindo? Qual voz você está obedecendo?
Com certeza a mesma visitação que veio sobre a vida de Adão para que ele provasse do fruto proibido veio sobre Saul. O inimigo lançou na mente de Adão que ele podia comer do fruto, que aquele fruto lhe daria poder, revelação. O inimigo abriu os olhos de Adão para que ele visse a beleza do fruto e acreditasse que realmente não lhe faria mal. Na mente de Saul o inimigo disse que seria apenas umas vaquinhas e Deus não cobraria dele.
Quantos têm desobedecido à vontade de Deus por estarem assim como Adão e Saul ouvindo vozes contrárias as quais muitas vezes dizem “não tem nada a ver” quando Deus diz “tem a ver sim”.
Quantas pessoas estão olhando para a beleza do fruto. É Deus dizendo não e a pessoa dizendo “ah, Senhor, mas ele(a) é tão bonito(a) é carinhoso(a) meu cônjuge nem é, Senhor é só uma vez ninguém vai saber”.
Adão e Saul também foram enganados pelo próprio coração quando foram contaminados, quando decidiram ouvir a voz do inimigo. A palavra diz em Jeremias 17.9 que “o coração é mais enganoso do que todas as coisas e perverso quem o conhecerá?” O coração de ambos desejou o que Deus proibiu. Provérbios 4.23 diz: “sobre tudo o que se deve guardar guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Enganasse quem confia no seu próprio coração. Por isso o salmista diz no Salmo 57.7 “firme está o meu coração, ó Deus o meu coração está firme”. E também diz no Salmo 119:11 “escondi a tua palavra em meu coração para eu não pecar contra ti”. O nosso coração precisa ser esconderijo da palavra do Senhor, não é um lugar de ira, rancor, mágoa, falta de perdão, pecado, desobediência, mas é onde devemos guardar a palavra de Deus.
Muitas são as consequências de uma vida de desobediência:
1-    Rejeição da parte de Deus: Deus rejeitou a Saul depois dessa atitude de desobediência, Deus retirou o seu Espírito, a sua unção que havia posto sobre Saul e a partir de então ele começou a ser atormentado por um espírito mal. (1 Samuel 16: 14)
2-    Morte espiritual: Romanos 6:23a diz “ porque o salário do pecado é a morte”. O pecado gera morte e desobediência é pecado.
3-    Morte física: Saul poderia ter vivido longos e prósperos anos com grandes vitórias, mas ao contrário em uma batalha com os filisteus vendo que para ele só havia a derrota lançou-se sobre sua própria espada e morreu. (1Samuel 31:4)
Deus nos chamou para a obediência. Todo aquele que obedece aos princípios de Deus atrai bênçãos sobre sua vida. Abraão ouviu a voz de Deus e imediatamente obedeceu e como consequência atraiu a atenção de Deus sobre sua vida. Que despertemos para obedecermos aos princípios do Senhor.
Pra. Francisca Barros
Share on :

2 comentários:

Unknown disse...

Estudo edificante muito maravilhoso amei

Unknown disse...


Maravilhoso estudo

 
© Copyright Pregações e Estudos 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all