domingo, 29 de julho de 2012

Sabedoria e Confiança, Um casamento Próspero



“Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.” Provérbios 3:15
É mais preciosa do que os rubis, o seu valor é superior a qualquer bem, não importa o que você tem ou o que você vai conquistar no futuro, nada se compara a importância da sabedoria. Ela é melhor que a prata e mais valiosa que o ouro.
“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;” Provérbios 3:13
Salomão, filho do Rei Davi e Bate-Seba, teve um reinado de paz, de prosperidade e sobretudo de harmonia com Deus e com o seu povo, porque ele praticou o amor e a justiça. Salomão foi um filho atento aos conselhos de seu pai e certamente por isso viveu bem. Os conselhos de Davi para seu filho era que ele guardasse a lei do Senhor, cravasse a palavra de Deus em seu coração e Salomão cresceu com isto, ele ouviu de seu pai, achou importante e praticou, foi em busca do melhor de Deus: a sabedoria. Quantos estão pedindo a Deus coisas fúteis? Ou até mesmo coisas sensatas, mas que não são mais importantes que a sabedoria?


“Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.” Provérbios 4:3-4



O que vemos no mundo de hoje e até mesmo nas igrejas, são filhos rebeldes, sem rumo, sem direção, alimentando em seus corações prazeres que não coincidem com a vontade de Deus. Onde estão os pais que se espelham em Davi e Bate-Seba? Onde estão aqueles que se dizem servos do Deus Altíssimo? Que não se preocupam com status, ou com fama, ou com ouro, mas devotam a Deus uma vida em busca do conhecimento? O grande mérito de Salomão ter sido um rei pacífico e próspero, em todos os sentidos, foi de seu pai Davi, que não mediu esforços em guia-lo pelas veredas da justiça e da confiança que vem do Senhor.
“E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.” 1 Reis 4:25
Salomão era um homem influente, através dele o povo poderia ser próspero ou não. O que me chama atenção é que a sabedoria que Deus deu a Salomão (1 Reis 4:25) não foi usada somente em seu favor, mas ela se estendeu a todo o povo, toda Judá e Israel estavam seguras e em paz, graças ao bom entendimento que ele adquiriu do Senhor. Hoje em dia a mídia gospel transmite este tema da prosperidade de forma absurdamente falsa e enganosa, primeiro porque o foco devotado não é a busca da sabedoria e da confiança em Deus e sim no esbanjo de bens materiais e curas físicas, segundo porque a tal prosperidade que eles dizem ter, não é estendida ao povo, não traz tranquilidade, nem paz, mas muitas vezes muita confusão entre a igreja e a sociedade, por tanto, ser próspero não é sinônimo de riquezas e sim possuir uma longa vida de paz e segurança através da sabedoria e da confiança em Deus.

“Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” Provérbios 3:5



A sabedoria gera a confiança. Quando o nosso conhecimento é sujeito ao conhecimento que vem de Deus, aprendemos que Deus é o provedor de todas as coisas e que somente debaixo de suas asas estamos verdadeiramente seguros. Confiança é a certeza de um futuro sem dores, sem guerras, sem frustrações. Confiar em Deus não é relaxar, mas saber que Ele é poderoso para fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos (Ef 3:20).
“E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” Efésios 3:19
Paulo, embora preso, clamou a Deus de joelhos pelos irmãos em Éfeso para que eles não desfalecessem, mas continuassem confiando unicamente em Deus e buscando o entendimento de Cristo, buscando ser cheios do Espírito Santo para pregação do evangelho. Este sim foi um apóstolo de vergonha, que não andava enganando o povo, que não se importava com as riquezas, mas mantinha o seu foco em fazer discípulos verdadeiros de Cristo. Mantinha seu foco na fé e na esperança do Senhor e tinha plena convicção da verdadeira riqueza que é ter o poder do Espírito Santo (Ef 3:16).
“Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares.” Provérbios 3:23-24
Este é o resultado da sabedoria e da confiança no Senhor, um sono tranquilo. Conhecendo que nada foge do controle dEle. Muitos vivem ansiosos pelo dia de amanhã. E perdem noites e noites de sono, pensando nos seus empregos, nos seus problemas familiares, no que vão comer ou vestir, com quem vão casar, como será o seu futuro e acabam perdendo grandes momentos com Deus. Perdem a oportunidade de receber o melhor de Deus, a sabedoria, para que todas estas coisas sejam resolvidas de forma correta e abundante, através do conhecimento edificante do Senhor e da confiança em seu pleno poder.
“Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lucas 12:22;24;26-31)
Sabedoria e Confiança, que possamos pela graça de Deus buscar o conhecimento e por meio da confiança, termos uma fé, uma fé prática, disposta a ir adiante, falar do verdadeiro amor de Cristo, para os judeus e para os gentios, para os brancos e os negros, para os ricos e os pobres, para todas as nações. E assim teremos um reino de Cristo em nossas vidas, um reino próspero, que traga paz e segurança ao povo. Nós somos a influência nos dias de hoje, a igreja é responsável por buscar a sabedoria de Deus, para um reinado de justiça e amor.
Graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
Evanildo Sena
Fonte: O jardim de Deus
Share on :

0 comentários:

 
© Copyright Pregações e Estudos 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all